Cardiovascular

Cintilografia de Perfusão Miocárdica

Close

outras possíveis nomeclaturas

N/A

qual o código

qual o preparo

PREPARO PARA ESTRESSE FÍSICO (ESTEIRA) OU FARMACOLÓGICO (DOBUTAMINA) • Suspender por 24 HORAS ANTES DO EXAME: café, chá, chocolate, refrigerante, bebidas alcoólicas, cigarros e qualquer alimento ou medicação que contenha cafeÍna.  

Suspender os medicamentos CARDIOLÓGICOS em uso, CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA. NUNCA SUSPENDER MEDICAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA.  Evitar exercÍcios fÍsicos na véspera e no dia do exame (ex: cooper, caminhada, natação, ginástica, etc.)  

Vir vestido normalmente, trazer roupa confortável: training, short ou bermuda, tênis ou sapato de sola de borracha e toalha (mulheres não devem vir de vestido inteiriço).  

Não se recomenda jejum absoluto: - Exames marcados para o perÍodo da manhã: Alimentar-se de pão ou biscoitos, leite ou suco de frutas. - Exames marcados para o perÍodo da tarde: Almoço leve, com alimentos de fácil digestão, até duas horas antes do exame.

PREPARO DIPIRIDAMOL (ESTRESSE FARMACOLÓGICO)  Seguir todas as instruções de preparo acima.

Suspender por 36 HORAS ANTES DO EXAME: medicamentos anti-gripais, antialérgicos, analgésicos e broncodilatadores, principalmente os que contenham Aminofilina ou derivados de xantinas, pois os mesmos interferem com a ação do Dipiridamol.

Suspender 24 HORAS ANTES DO EXAME o uso do Persantina® (Dipiridamol). EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE SEU MÉDICO. PARA ETAPA DE ESTRESSE FÍSICO, FARMACOLÓGICO (DOBUTAMOINA OU DIPIRIDAMOL).

 Suspender por 24 horas antes do exame: café, chá, chocolate, refrigerante, bebidas alcoólicas, cigarros e qualquer alimento ou medicação que contenha cafeÍna.

informações gerais

Este tipo de estudo é feito em duas etapas: em repouso e estresse, cada um com duração de duas a quatro horas - poderão ser realizadas no mesmo dia ou em dias diferentes.

Podem ser utilizados vários tipos de estresse, sendo que os mais comuns são o exercÍcio isotônico (bicicleta ou esteira) e o estresse farmacológico (Dipiridamol ou Dobutamina).

O exame é simples para o paciente, embora haja um tempo de espera entre a injeção do radiotraçador e a obtenção das imagens, o que pode demorar entre 01 e 03 horas, dependendo da relação de captação do radiotraçador pelo coração com as estruturas adjacentes ao mesmo. O PACIENTE DEVE TRAZER O QUESTIONÁRIO ENTREGUE PELA RECEPÇÃO DA NUCLEAR MEDCENTER PREENCHIDO.